segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PROMOVENDO O BOM VINHO DO BRASIL

O IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho - está dando início a uma bem elaborada campanha de marketing no intuito de estimular o consumidor brasileiro a prestigiar o vinho nacional.

Finalmente, uma campanha de bom gosto e nada “xiita” se apresenta diante dos consumidores. Uma campanha adulta, que mostra a realidade do vinho brasileiro e que quer chamar a atenção do jovem consumidor pátrio, de que nossos vinhos também são bons.

Este caminho certo adotado pelo IBRAVIN tem propagandas a serem vinculadas em diversos veículos de comunicação por todo o Brasil, começando pelas revistas especializadas em vinho, passando pela TV, rádio, cinema e chegando finalmente ao ponto de venda. .

O logotipo da campanha é um saca-rolhas artisticamente criado pela dupla de designers Humberto e Fernando Campana, e estará presente em todas as comunicações desta campanha.

Depois de um minucioso estudo de mercado, verificou-se que o novo consumidor de vinhos deve ser atraído pela alegria, modernidade e autenticidade. São jovens que querem o melhor e sabem escolher, e portanto, são exigentes, e tem no momento da degustação e escolha de um vinho, uma celebração pessoal a comemorar, ou uma partilha de amizades e formas de bem viver.

O jovem consumidor brasileiro, até a idade de 40 anos, é o público alvo da campanha. Este consumidor ficará sabendo que o vinho brasileiro é o produto nacional que mais prêmios ganhou em concursos da categoria em todo o mundo, desfazendo o mito de que só nos esportes é que nos destacamos.

O ponto alto desta campanha está focado no merchandising nos pontos de vendas dos vinhos em todo o território nacional, pois uma pesquisa revelou que 85% da decisão da compra de um vinho são tomadas dentro da loja, diante das garrafas expostas. Assim sendo, um conjunto de balcões de degustações, mais farto material de comunicação a serem utilizados nas gôndolas de supermercados foram criados.

Nos estudos realizados pelo IBRAVIN, há uma projeção para que em 2030 estejamos consumindo 3,5 litros de vinhos per capita, com uma população prevista de 210 milhões de brasileiros, o que ainda é muito baixo para os padrões internacionais. Mas, se continuarmos com a euforia econômica que vivemos e deixarmos de ser o país do futuro para sermos o país do presente, este número pode duplicar facilmente.

Estudos revelaram que o brasileiro não consome mais vinho por falta de conhecimento, fato inconteste, que já sabíamos há passados 40 anos, quando comecei a estudar vinhos e era uma voz solitária entre os meus pares. Quando em 1980 fundei a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, muitos produtores gaúchos não acreditavam que tal idéia pudesse vingar. Demoramos muito para acordar, mas nunca é tarde para fazê-lo.

Esta sim é uma campanha saudável e merece o apoio de todos nós, é assim que se trabalha o vinho brasileiro, respeitando-o e colocando-o em seu devido lugar, e não tentando com artimanhas, criar impostos novos, selos para os vinhos importados etc. Vamos cuidar de nossa casa nós mesmos, lavemos a nossa própria roupa e façamos a nossa lição de casa, em prol do vinho do Brasil, que é muito bom e honesto!

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