quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

TEMPERATURA DO VINHO

A temperatura ideal


É incrível como uma diferença mínima de temperatura pode afetar a apreciação de um vinho. Alguns graus a mais ou a menos podem interferir em fatores como a percepção do álcool, da acidez, da fruta e do equilíbrio. No entanto, apesar dos especialistas indicarem temperaturas ideais para cada tipo de vinho, vale lembrar que elas podem variar muito conforme o gosto individual, a estação do ano e o local.

Vinho tinto

Se for servido a uma temperatura muito baixa, de menos 4°C, todos os seus aromas ficarão inibidos. Suas papilas ficarão anestesiadas e os taninos do vinho serão acentuados. Se for o contrário e ele for servido a uma temperatura alta, o vinho vai parecer estar muito pesado, alcoólico, sem frescor e ácido.

A solução mais recomendada é servi-lo na temperatura ambiente europeia, de 15,5°C a 18,5°C. Mas essa regra não vale para todos os tintos. Aqueles que forem muito frutados e com baixo tanino precisam ser resfriados quase como os brancos. Isso ajuda a realçar a fruta.

Vinho branco

Por ter a acidez naturalmente alta, os vinhos brancos precisam ser bebidos mais resfriados para que a sensação ácida seja moderada. No entanto, se a bebida acabar ficando gelada demais, a percepção dos aromas ficará muito prejudicada.

Para resfriar o vinho, o ideal é colocar a garrafa dentro de um recipiente isotérmico em metal prateado, cheio de água e sal grosso, durante aproximadamente 30 minutos. Não é recomendado colocá-lo no congelador, pois uma vez resfriado bruscamente, o vinho tem seu aroma e sabor prejudicados. Além disso, você correria o risco do volume do líquido aumentar e a rolha acabar sendo expulsa ou a garrafa quebrando.

Champagne e espumantes

Recomenda-se que sejam consumidos a 6°C a 8°C. Essa temperatura é indicada porque o gás carbônico tende a se soltar mais quando a temperatura sobe, por isso eles precisam ser resfriados para que a liberação gasosa aconteça sutilmente.

Vinhos rosados

Uma vez que os vinhos rosés têm um baixo teor de taninos, eles podem ser consumidos um pouco mais frescos, a uma temperatura de 8°C a 12°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário