quinta-feira, 26 de novembro de 2009

AROMAS E VINHOS



Os Seres Humanos,consumidores ou não de vinhos,são capazes de identificar cerca de 10.000 diferentes tipos de aromas, detalhe nós mulheres,comprovadamente somos melhores nisso.Até o momento já foram registrados pelos cientistas cerca 1.000 conponentes aromáticos nas uvas e vinhos.

Aquela amora,o café,as flores, o mel enfim.....os descritivos aromáticos,são resultado de vários fatores desde propriedades químicas da uva até a própria elaboração do vinho-vinificação, leveduras utilizadas,método de envelhecimento-e variam de percepçao de pessoa para pessoa.

Quando você inala os aromas de um vinho você está de fato em contato com uma série de substâncias voláteis que flutuam no espaço vazio da taça, por isso que balançamos a taça ,para que estas substâncias se misturem ao oxigênio, e revelem sua grandeza e se modifiquem.

Outros aromas se originam das leveduras utilizadas na fermentação. Ao transformar açucar um álcool,elas criam dezenas de compostos quimicos aromáticos, como frutas tropicais, pão torrado e ainda produzem fenois voláteis que lembram aromas  de terra , apesar de não ser originário do solo.

Os aromas,indicam estudos recentes, não vem somente  da natureza, também são produtos da ação do homem, resultados de gerações de vinicultores que adaptaram seus vinhedos e ajustaram a fermentação até atingir o máximo que o vinho pode proporcionar.

Nem todo mundo sabe, mas a grande produção mundial de vinhos não é nada romântica e mantém um carater essencialmente industrial. Essa Indústria do vinho está sempre de olho no mercado consumidor e faz vinho de acordo com o gosto popular. Durante muito tempo o Carvalho Imperou e todos queriam vinhos com aromas de madeira, depois de anos bebendo suco de carvalho os consumidores passaram a se interessar pelos aromas frutados,que hoje reinam entre esses vinhos filhos da tecnologia.

É ela a responsável pelo maior controle do produto final. Selecionam-se leveduras especiais e escolhe o tipo de fermentação que irá preservar e realçar os aromas frutados,e o resultado final parece mágica: Uma verdadeira explosão de frutas surge da garrafa aberta, atingindo nossas narinas de forma a não deixar dúvida de sua existência. Esses vinhos inpressionam principalmente os iniciantes .Vinhos que não possuem cheiros assustadores e indecifráveis, nada que espante o consumidor logo depois de enfiar o nariz na taça. São vinhos feitos para agradar a grande maioria das pessoas, famosos vinhos Coca Cola.

Felizmente continuam existindo os vinhos produzidos com originalidade e extremo cuidado. São os grandes Vinhos reflexo de sua origem, únicos e verdadeiros, sua narureza é totalmente diferente dos vinhos coca cola.Uma das caracteríticas de um grande vinho é que nem sempre ele cheira bem logo depois de aberto
muitas vezes seus aromas são confusos e difíceis logo que a garrafa é aberta , um grande vinho exige paciência. Por essa razão nem sempre os grandes vinhos são reconhecidos ou apreciados por principiantes. Provar um grande vinho requer paciência e abertura para não se prender nos cheiros óbvios e artificiais.



Os Compostos Aromáticos são divididos em três grupos

Primário-vem da propria uva e lembra frutas frescas e maduras,flores vegetais e minerais.
Secundário-Resultado do processo de fermentação,vinificação,não são originários da uva,são aromas de madeira e leveduras.
Terciário-é a sensação olfativa que o vinho desenvolve depois de engarrafado e envelhecido por vários anos.

Frutados-cassis,cerejas .ameixas,goiaba,framboesa ,groselha (frutas vermelhas nos vinhos tintos) pêssegos,abacaxi,maracuja,melão (frutas brancas e amarelas nos vinhos brancos)
Florais-rosas,violetas,jamins,acácias,tilia etc......
Especiarias & Condimentados-pimenta,cravo,canela,alcaçuz,noz-moscada.........
Animais-caça,carne ,pelo molhado,couro.........
Vegetais & Herbáceos-  palha,grama,feno,cogumelos,chá,fumo,pimentão..........
Minerais-petróleo,terra pedra de isqueiro...........
Químicos-fermento de pão,enxofre,removedor de esmalte........
Amadeirado-carvalho,baunilha,cedro,eucalipto..........
Outros Aromas-chocolate,mel,caixa de charutos,suor,xixi de gato.........

O Envelhecimento em Barricas de carvalho também agregam aromas ao vinho

Barrica Européia-(francesa)coco,nozes,cravo,pimenta preta
Barrica Americana-baunilha,noz-moscada,castanhas ,frutas secas
Tipos de Tostagem-mel,chocolate branco,serragem

Para conhecer e tirar mais prazer da bebida,é preciso se dedicar um pouco e observar com mais atenção o que vem da garrafa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário