segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VINHO E LITERATURA

O vinho sempre teve uma ligação muito estreita com a literatura.No período da Mitologia Grega,a bebida foi representada por Baco.Osgrandes filósofos do período,como Sócrates,Platão e Aristóteles,ressaltavam suas qualidades e virtudes.As grandes festas realizadas no império romano eram regadas a vinho.

Resistiu a milênios e séculos,e ainda hoje é uma das bebidas preferidas de escritores e intelectuais, grandes mestres como Charles Boudelaires, James Joyce, Ernest Hemingway, Fernando Pessoa e Mario Quintana apreciavam a bebida, e exaltavam o prazer de degustar uma bela taça de vinho.

No Brasil,um grande apreciador da bebida é o escritor Luis Fernando Veríssimo.Autor de livros consagrados como Ánalista de bagé,Comédias da vida privada e as Mentiras que os Homens contam,sua obra se divide em romances,crônicas,contos, poesia e quadrinhos. Em sua obra ,há um espaço dedicado a gastronomia,como a mesa voadora,que reune várias crônicas sobre comida e o universo que a envolve,e gula-o clube dos  anjos, que fala sobre um dos sete pecados capitais.

Meus Queridos leitores,  além de uma boa taça de vinho você deve se deliciar também com uma boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário