sábado, 14 de novembro de 2009

BEAUJOLAIS NOUVEAU!


BEAUJOLAIS NOUVEAU EST ARRIVÉ

Chegou o Beaujolais Novo!
Se o Beaujolais novo fosse apenas o vinho da moda, ha muito tempo que não se beberia nem uma garrafa no mundo inteiro.O Beaujolais Nouveau é festejado todos os anos com grande alegria ,a partir da terceira quinta-feira do mês de novembro e tem um sucesso formidável.Atualmente é dificil mencionar todos os países que o festejam. Fala-se em mais de 190 países ....... deve-se salientar-se que este vinho delicado,suave e frutado é terrivelmente sedutor!  É o vinho da alegria , da partilha, da amizade que se pode saborear com toda a simplicidade.As celebrações começaram com um fenômeno local nos bares e cafés de Lyon.A safra de 2009 tem sido bastante elogiada em toda a frança como excelente.Os Beaujolais de 2009 estão saborosos e cheios de frescor,intensamente frutados,com belos aromas de frutas vermelhas frescas.

Beaujolais é uma das regiões mais românticas para se visitar.A videira reina nesta região,cobrindo até aos seus cumes em altas colinas,com exposição leste-sudeste e protegidas dos ventos frios e úmidos do oeste,pelos montes do Beaujolais o clima é temperado e raramente muito frio.
O casamento entre a uva gamay e o solo da região o tornam esse vinho único,fresco,frutado,leve e muito fácil de se beber.É o maior produtor mundial de vinhos feitos com a mais frutada das uvas,a gamay.
Com produção anual de 13 milhões de caixas.Com a frase Le Beaujolais nouveau est arrivé (o Beaujolais novo chegou) inicia-se um ritual animado em todo o mundo, sobretudo na frança.

Beaujolais Nouveau é um vinho de consumo rápido,em temperatura mais fresca(em torno dos 10 a 12 C graus) apresenta aromas típicos de frutas como banana e morango.Um corpo leve e suave ,e deve ser bebido preferencialmente em um mês,portanto não deve ser guardado.um vinho que é ao mesmo tempo,mágico,festivo,multicultural e sem deixar de ser o embaixador da frança, do jeito tipicamente francês de aproveitar a vida.Os franceses fazem a festa nas ruas de paris para receber o Beaujolais nouveau não por ser o melhor mais por ser o primeiro da safra a ficar pronto.A região produtora vai de Lyon até o Basse-Borgogne(borgonha inferior) e está cheia de grandes aldeias e as suas estradas são salpicadas por vinhas e  paisagens românticas.

O Nome Beaujolais deriva da antiga capital da região,a cidade medieval Beaujeu.
No século treze ,o domínio de Beaujeu cresceu tanto em extensão ,que era a terceira Baronia da frança.Hoje a cidade mantém as impressões do passado.Quem passa pela região não pode deixar de visitar o museu marius audin, que guarda vários objetos e móveis da velha Beaujeu.

Processo de vinificação
O Caráter do vinho Beaujolais , não vem apenas da gamay, mas também do processo de vinificação característico da região,a maceração carbônica.
A Colheita é obrigatoriamente manual,as uvas são colocadas inteiras numa cuba ,sem desengaço nem prensagem .O peso das uvas que estão acima as inferiores começam a fermentar internamente em grande velocidade,e o que enfatiza a característica da fruta no aroma e no sabor,além de minimizar os taninos e o ácido málico.

Denominações
Numa ordem de qualidade crescente temos cinco tipos:
Beaujolais nouveau, Beaujolais Superíur,Beaujolais -Villages,Beaujolais-Blanc,Beaujolais-Crus.


Beaujolais Nouveau
É o mais comum ,pode ser produzido em qualquer lugar da região.um vinho que vai de razoável a muito bom,e deve ser comsumido no ano em que foi produzido.

Beaujolais Superiur
Quase igual ao anterior,apenas com 1C grau a mais de alcóol.

Beaujolais -Villages
Um degrau acima.o vinho precisa vir de comunas determinadas e bem específicas,que se situam normalmente no norte,na melhor zona.também devem ser consumidos jovens,um ou dois anos após a produção.

Beaujolais-Blanc
Não é uma apellation, e sim um tipo de vinho.a produção é pequena e os vinhos são feitos  quase que exclusivamente com a uva Chardonnay. 

Cru -Beaujolais
Depois dessas denominações temos os dez crus de beaujolais.
São vinhos de classe ,cada um com características próprias.Mas são também frutados e alegres,a produção é mais limitada,e alguns chegam aos 13 ou 14 C graus.
Eles são: Moulin a Vent,brouilly,Cotes de Brouilly,Chénas,Chiroubles,Fleurie,Juliénas,Morgon,Saint- Amor e Regnie.

Chame seus amigos para Brindar e festejar a chegada do Beaujolais  Nouveau 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário